A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO.

Ar condicionado e alergias respiratórias

O sistema de ar condicionado central contribui para o
surgimento ou agravamento de alergias respiratórias.
Isso porque o filtro de ar desses aparelhos não está
preparado para reter as micropartículas- fungos, bactérias,
mofos, ácaros e vírus- causadoras do mal. Salas amplas e
cheias de gente trabalhando acabam se tornando ambientes
insalubres, criando condições ideais para a proliferação das
doenças provocadas por esse microorganismo.


Pode causar Doenças

O ar frio paralisa os cílios (pêlos) que revestem as paredes do
sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as
impurezas que entram junto com o ar que respiramos.
Assim, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem no
organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza
alérgica.
As doenças do aparelho respiratório são sinusite, rinite, otite,
amigdalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados.
Gripes, por exemplo, abaixam as defesas e favorecem infecções mais sérias, como pneumonia.

Ar condicionado pode trazer ameaças à saúde
....


Condicionador de आर Split 24000Btus esteve mais de um ano sem manutenção e limpeza.





Agora feito a limpeza e higiênização no interior da Condicionador de Ar Split 24000Btus





Este Condicionador de Ar janeleiro 10000Btus esteve mais de dois anos sem manutenção e limpeza.






Agora feito a limpeza e higiênização no interior da Condicionador de Ar janeleiro 10000Btus.





MANUTENÇÃO CORRETIVA


Estes Vídeos mostram a necessidade da higiênização dos Condicionadores de Ar.

http://www.youtube.com/watch?v=MvpjSHRPSvY

http://www.youtube.com/watch?v=MfSDB-jAGOo
.
.


PMOC-PLANO DE MANUTENÇÃO OPERAÇÃO E CONTROLE
.
.
Manutenção preventiva mensal - Se realizará no local constando dos seguintes itens a ser realizados; Limpeza dos filtros e polimento do painel.

Manutenção geral anual – Verificar e eliminar sujeira, danos e corrosão no gabinete - a moldurada serpentina e na bandeja - verificar a operação de drenagem da bandeja - verificar o estado do isolamento termo-acústico (se esta preservado e se não contém bolor mofo) - verificar a vedação dos painéis de fechamento do gabinete - lavar as bandejas e serpentinas com remoção do biofilme (lodo), sem o uso de produtos desengraxantes e corrosivos - limpar o gabinete do condicionador - verificar os filtros de ar - verificar e eliminar sujeira, danos e corrosão - verificar e eliminar as frestas dos filtros - limpar o elemento filtrante - ventiladores - verificar e eliminar sujeira, danos e corrosão - verificar a fixação - verificar o ruído dos mancais - lubrificar os mancais - verificar a operação dos amortecedores de vibração - limpar interna e externamente a carcaça e o rotor - verificar a drenagem de água - verificar e adequar a pressão do gás refrigerante se necessário.
Manutenção corretiva eventual – Mediante solicitação da contratante no decorrer de até 24 (vinte e quatro) horas.


Notas:

Todas as verificações devem ser seguidas dos procedimentos necessários para o funcionamento correto do sistema de climatização.

As práticas de manutenção.

As práticas de manutenção acima devem ser aplicadas em conjunto com as recomendações de manutenção mecânica da Portaria N o 3523 de 28/08/1998 do Ministério da Saúde. NBR 13.971/97 – Sistemas de Refrigeração, Condicionamento de Ar e Ventilação – Manutenção programada. NBR 14.679/2001 - Sistemas de Condicionamento de ar e Ventilação – Execução de Serviços de Higienização. Resolução RE 9 de 16/01/2003, da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução CONAMA N o 3 de 28/06/90 Manual SMACNA – HVAC Systems Testing, Adjusting and Balancing - 3 a Edição. O somatório das práticas de manutenção para garantia do ar e manutenção programada visando o bom funcionamento e desempenho térmico dos sistemas, permitirá o correto controle dos ajustes das variáveis de manutenção e controle dos poluentes dos ambientes.


Os poluentes do ambiente interior.


Poluentes decorrentes da presença das pessoas. Produtos do metabolismo – dióxido de carbono (CO 2 ), vapor de água, aerossóis biológicos, compostos orgânicos voláteis, matéria particulada, escamas de pele, pelos e cabelos, microorganismos liberados por espirros e/ou a respiração,
.
Poluentes originados no recinto. Poeira, fibras desprendidas de móveis, forros ou revestimentos acústicos, mofo, pó de traças, dejetos de ácaros, que podem se acumulados em móveis, carpetes, cortinas, papeis velhos, e ser posteriormente dispersos no ambiente. compostos orgânicos voláteis, formaldeído, desprendidos de resinas, pinturas, vernizes, produtos de limpeza e desinfetantes, toners de copiadora, ozônio produzido por copiadoras e impressoras a laser, fumaça de tabaco.
.
Poluentes provenientes do ar exterior. Poeiras e fuligem em suspensão, fumaça de chaminés, gazes produtos de combustão, veículos automotores pólen de plantas, esporos de fungos e bactérias.
.
Redução das fontes. Lajes de teto, acima dos forros falsos, deixadas no osso, sem revestimento de massa lisa, com detritos e resíduos de obra; a utilização, por cima do forro falso, para fins de isolamento térmico ou acústico, de material fibroso desprotegido; a utilização de forros falsos que permitam a penetração no ambiente dos poluentes acumulados no entre forro; a utilização de móveis, divisórias, carpetes ou pinturas contendo adesivos, resinas ou vernizes sintéticos que liberem emanações de compostos orgânicos voláteis; a utilização de carpetes que permitam a acumulação de poeira, ácaros e microorganismos entre o piso e o carpete; a utilização de vasos com plantas vivas e terra úmida; fontes de combustão (aquecedores, fogões) mal ventilados; o uso excessivo e indiscriminado de produtos de limpeza e desinfetantes, e o uso de vassouras ou espanadores, que espalham a poeira no ambiente em vez de retira-la; a ocupação imediata de locais recentemente pintados ou reformados, ou logo após a aplicação de produtos de limpeza, desinfetantes ou desodorantes.
Produtos Utilizados.
.
Todos os produtos utilizados na limpeza dos componentes dos sistemas de climatização, devem ser biodegradáveis e estarem devidamente registrados no Ministério da Saúde para esse fim.


Neste Vídeo a Vig. Sanitária fiscaliza as instalações de ar condicionado


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...